quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

História do Lar São José



LAR SÃO JOSÉ - 90 ANOS DE NOSSA HISTÓRIA

O Lar São José é uma instituição de fins filantrópicos, possui registro no Conselho Nacional de Assistência Social, está situado na Joaquim Rodrigues nº 14, no Centro da Cidade de Goiás-GO. Esta instituição está sob a administração de uma equipe colegiada, que tem como presidente o Bispo Diocesano de Goiás e é dirigido pelas Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils.


O Lar São José foi fundado em 1922.
No dia 19 de março, comemora o aniversário de 90 anos da Fundação.

Tudo iniciou, quando um bondoso senhor, se dispôs ajudar as pessoas e sempre a fazer o bem sem olhar a quem! Este grandioso homem conhecido como Doutor Neto, ou seja, Doutor José Neto de Campos Carneiro, dedicou a sua vida de médico aos pobres e ricos sem distinção. Exerceu vários cargos públicos, como médico no Hospital São Pedro de Alcântara, da força policial e por várias vezes intendente municipal, fazendo diversas obras para nossa cidade.

Então com o passar do tempo, já no fim de sua vida, não contente de haver dedicado toda sua existência em aliviar as dores das pessoas como médico, ainda quis que após sua morte em 1921, seu lar, seu nome protegessem as crianças e adolescentes carentes. Foi assim, que por testamento deixou toda sua herança, e que na casa onde morou se construísse um orfanato, que seria administrado pelas Irmãs Dominicanas.
  Assim foi feita sua vontade, o orfanato passou a ser o Lar de várias meninas carentes. As meninas vinham para o orfanato bem pequeninas, crescendo, aprendendo a ler, escrever e eram despertadas para o valor de uma religião, e acima de tudo aprendiam para a vida!



Na época viviam no orfanato cerca de 60 meninas, que ocupavam o seu tempo, dentre diversas atividades, com aulas práticas de bordados, costura, pintura, e até mesmo aulas de piano. Portanto por muitos anos a antiga residência de doutor Neto serviu de abrigo às crianças pobres e carentes. 
É lamentável que, em cumprimento de uma lei federal, foi decretado o fechamento de todos os orfanatos inclusive o orfanato São José. Sendo uma grande tristeza para as meninas que viviam neste lar.

Surge então a necessidade de uma nova missão que traria para o Lar uma vida nova. Foi preciso mudar para que o sonho de Dr. José Neto, em atender as crianças carentes não se acabasse. Renasce então nova força para lutar em virtude das verdadeiras necessidades da sociedade da época. Dom Tomás e Irmã Revy, foram duas pessoas importantes para a construção de nossa história.


Ir. Revy e Dom Tomás saíram à procura do povo, como: garis, lavadeiras, bóias frias, a fim de acolherem suas sugestões para que o orfanato já fechado se tornasse um lugar em benefício das crianças e adolescentes carentes. Chegaram à conclusão que a comunidade Vilaboense queria uma escola boa e exemplar que não só ensinasse a ler e a escrever, mas que ensinasse para a vida. Pensada, refletida, conversada com os pais, crianças e vilas da comunidade, nasce um novo sonho, Lar São José. Uma Instituição diferente que foi formada de um jeito próprio ao longo dos anos!







O Lar São José sempre teve por principal característica o protagonismo infanto juvenil, onde tudo o que se propunha era decidido na roda com a participação dos educandos.


3 comentários:

  1. morei neste orfanato eu e minha irma, aprendi muitas coisas boas principalmente principios religiosos lembro mt bem da irma Reginalda e irma Rosa, e lembro de algumas meninas, tais como: Euziene, Bernadete, Elizabete, e outras que nao me lembro, foi minha vida.

    ResponderExcluir
  2. Como faço para saber se foi deste orfanato que vim? Era muito pequena e nao tenho conhecimento de qual orfanato que morei, mais gostaria muito de saber..

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe Luzia Fernandes e minha tia Maria Fernandes moraram nesse orfanato em 1960

    ResponderExcluir